Blog

Fique por dentro dos assuntos mais interessantes da odontologia. Inscreva-se gratuitamente. Você poderá cancelar sua inscrição a qualquer momento.



Carvão Ativado Clareia os Dentes?

Carvão Natural como Creme Dental

Aproveitando que se falou tanto de clareamento fake com Luz na semana passada vamos falar de outra mentira: clareamento com carvão.

Vocês já devem ter visto um número absurdamente grande de produtos que se dizem clareadores naturais. O carvão é citado como um deles. Muitos fabricantes de dentifrício inclusive aproveitam a onda e lançam cremes dentais pretos que dizem possuir carvão ativado na formulação.

Para averiguar essa informação fomos atrás de literatura odontológica de verdade nas maiores bases de dados do mundo (não é o Instagram, Facebook e nem o Google) e encontramos essa excelente revisão de literatura (118 artigos analisados e 50 produtos diferentes) para embasar nossas afirmações aqui.

Em primeiro lugar para você que vai ter preguiça de ler até o fim: CARVÃO NÃO CLAREIA OS DENTES.

Pois é. Ele assim como outros abrasivos, risca os dentes. Ele remove por atrição mecânica os pigmentos superficiais da estrutura dentária. O mesmo que qualquer creme dental de qualidade faz. Porém, se usado em excesso ele começa um processo de desgaste da estrutura dentária que levará a diminuição da espessura do esmalte e por consequência um aumento da sensibilidade.

Outro efeito colateral: seu uso contínuo além de diminuir a espessura do esmalte levará também a uma maior percepção da cor da dentina, tecido abaixo do esmalte e que tem a cor amarela. Sendo assim o efeito será exatamente o oposto daquele esperado.

O mesmo autor já relatou em outro artigo que referenciarei no final que o uso continuo de carvão leva à acúmulos em área subgengival somente removíveis cirurgicamente além de possibilitar tatuagem dos tecidos moles. Pare para pensar. Se carvão fosse bom você acha que seu dentista não recomendaria? Nós não recomendamos creme dental, escovação e fio dental? Seria muito mais simples não é? Na revisão a conclusão é que NÃO HÁ EVIDÊNCIAS de que o carvão tenha algum efeito benéfico. Seja clareamento ou efeito antibacteriano. Ou seja? NÃO 
Isso aqui é ciência. Não é marketing e nem achismo.
Texto:Nixida Instagram

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do nosso site. Assine grátis nossa newsletter. Você poderá cancelar essa assinatura a qualquer momento.

Onde estamos

Endereço
Rua Helena,260 conj. 11
Telefone
(11) 3758-2571
(11) 9.6476-0830 WhatsApp