Blog

Fique por dentro dos assuntos mais interessantes da odontologia. Inscreva-se gratuitamente. Você poderá cancelar sua inscrição a qualquer momento.



Verruga na boca, preciso me preocupar?

Quem devo procurar com uma verruga que aparece na boca?

O número de casos relacionados à infecção pelo chamado papilomavírus humano (HPV) vem aumentando em homens e mulheres. O HPV invade células da pele e das mucosas do ser humano e o principal meio de transmissão é pela via sexual, apesar de ser possível a contaminação por contato direto não sexual, por autoinoculação e compartilhamento de objetos contaminados.


O HPV infecta as células e causa, na maior parte das vezes, proliferações epiteliais benignas na pele e em mucosas, denominadas de verrugas. Porém, em alguns casos estas alterações podem ser malignas pelo efeito carcinogênico de alguns subtipos de HPV. Garganta, amígdalas e a base da língua são locais mais afetados e estima-se que 70% dos pacientes que apresentam câncer em orofaringe carreguem o vírus em suas células.
No caso de um tumor maligno orofaríngeo, os primeiros sinais podem ser feridas que não cicatrizam na boca nos primeiros 15 dias, além de nódulos que surgem no pescoço. Rouquidão persistente, dificuldade de falar, dor para mastigar ou engolir também são sintomas que não devem ser ignorados. A presença de manchas vermelhas ou esbranquiçadas e o aparecimento de pequenas verrugas na garganta ou na boca podem revelar um possível diagnóstico com associação ao HPV.


A família de vírus do HPV compreende mais de 200 subtipos diferentes e sabe-se que os subtipos 6 e 11 estão associados às lesões benignas da cavidade bucal, orofaringe e laringe, enquanto os subtipos 16 e 18 são encontrados nas lesões cancerizáveis e no carcinoma espinocelular de boca. A introdução da vacinação quadrivalente contra o HPV e o incentivo ao comportamento sexual responsável são medidas preventivas em voga para jovens e adultos.
Portanto, é muito importante que seja acompanhado de perto. O check-up preventivo realizado pelo dentista especialista em diagnóstico bucal é indolor e zela pelo bem mais precioso, que é a sua saúde.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do nosso site. Assine grátis nossa newsletter. Você poderá cancelar essa assinatura a qualquer momento.

Onde estamos

Endereço
Rua Helena,260 conj. 11
Telefone
(11) 3758-2571
(11) 9.6476-0830 WhatsApp