Prevenção - Prevenir é tudo

Que prevenir é melhor do que remediar todo mundo sabe. Mas, quando se trata de odontologia, vale entender melhor como esse ditado funciona. Na boca, podemos ter basicamente dois tipos de doenças: a cárie e a doença periodontal.

O que é a cárie? Uma desmineralização do dente causada pelos ácidos produzidos pela placa bacteriana. Inicialmente a lesão de cárie se manifesta como uma mancha ou pequeno orifício que, se não for tratada a tempo, leva à perda do dente. As doenças periodontais, por sua vez, são caracterizadas por uma reação inflamatória crônica que pode comprometer o osso que sustenta o dente dentro do seu alvéolo. Elas também são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, ou "biofilme dental".

Em nossa clínica, a prevenção é o procedimento mais valorizado, e é fruto de toda a experiência compartilhada pelo meu pai, Prof. Dr. José Hildebrando Todescan, professor emérito da USP, justamente na disciplina de periodontia do Departamento de Estomatologia.

Ao chegar à clínica, nossos pacientes, depois de passar por um detalhado diagnóstico, ou após terminar o tratamento, recebem a recomendação de retornar em intervalos regulares para sessões preventivas.

Além da limpeza e da remoção da placa, essas sessões podem incluir: exame clínico,  análise da dieta (quando há suspeita de que existe carência ou excesso de algum alimento que afeta a saúde da boca e dos dentes), análise de problemas de oclusão (o contato dos dentes superiores e inferiores, ao fechar a boca), correção de hábitos de escovação, aplicação de flúor e diagnóstico precoce de doenças. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será o resultado do tratamento e o prognóstico.

Confira as duas fotos abaixo relacionadas a problemas periodontais. Qual das duas é mais fácil tratar? Qual dói menos? Qual pode precisar de anestesia?

O mesmo vale para as cáries: há casos em que o problema é superficial, e outros em que é mais profundo, levando ao tratamento do canal. Para saber mais sobre essas e outras questões, marque uma consulta. Quando foi a última vez que você foi ao dentista? Lembre-se: prevenir é sempre melhor!