Odontohebiatria - Cuidados bucais na adolescência

Quem tem filhos adolescentes sabe o quanto é complicado fazê-los obedecer qualquer comando --entre eles, o de escovar os dentes. A adolescência é uma fase delicada e todo cuidado é pouco para criar a abordagem certa para meninos e meninas que se despedem da infância e começam a descobrir a vida adulta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência compreende a faixa etária que vai dos 10 aos 20 ano, e é uma fase da vida em que questões sociais e comportamentais interferem diretamente nas escolhas que vão determinar a saúde do adulto.

Em nossa clínica, somos também especializados em cuidar da saúde bucal do adolescente. A odontohebiatria, área que se dedica aos cuidados bucais dessa faixa etária, faz parte da odontopediatria. A palavra chave é a prevenção, e isso vale para qualquer idade.

Portanto, o paciente adolescente deve ser incentivado (e cobrado) a cultivar bons hábitos de higiene bucal, como capricho na escovação, uso do fio dental e dos raspadores de língua, além de cuidar da dieta e visitar regularmente o dentista.

Dessa forma, é possível diminuir a incidência de cáries e de doenças periodontais, aquelas que causam sangramento gengival e podem colocar a saúde sistêmica do paciente em risco, além de estar associadas ao mau hálito, que afeta negativamente a vida social do paciente. Quanto mais dos adolescentes!