Mídias

Conheça nossa participação em matérias de TV, Revistas e Internet.






Terra estreia novo posicionamento como plataforma mediatech

Tártaro nos dentes: o que é, quais as causas e como tirar

 

A nossa boca é repleta de bactérias que, quando encontram uma superfície dura como os dentes, formam o que chamamos de biofilme dental, que é uma “massa” de bactérias, segundo José Todescan Júnior, especialista em prótese dental, odontopediatria e endodontia.

“Com o tempo, quando essa bactéria não é removida corretamente, ela começa a ‘roubar’ cálcio da saliva, a se solidificar nos dentes e, assim, resulta no cálculo salivar, popularmente conhecido como tártaro”, continua ele.

 

“O tártaro se apresenta como uma superfície calcificada que fica em volta dos dentes e pode ter várias cores, desde branco até tons mais amarelados”, completa.

A principal causa é a falta de higiene bucal adequada. “Ele é um reflexo da placa bacteriana que não foi desorganizada por meio da escovação ideal”, explica.

 

Tabagismo, consumo exagerado de açúcar, uso de certos medicamentos e aparelho ortodôntico são outros fatores que podem contribuir para o acúmulo de tártaro.

 

Como tirar o tártaro? 

 

 

 

 

Matéria completa originalQuando a higiene bucal não é suficiente e o tártaro se forma, o tratamento consiste em removê-lo, o que deve ser feito por um dentista.

“O dentista pode usar raspadores manuais ou um aparelho de ultrassom para tirar o tártaro. Como o tártaro é uma estrutura bem dura, aderida aos dentes, o profissional utiliza esses métodos e consegue deixar a superfície dos dentes o mais lisa possível, reduzindo a chance de uma nova formação do problema”, detalha o Mauricio Rufaiel Matson, consultor científico da Curaprox do Brasil.

Não é recomendado tentar tirar o tártaro em casa, uma vez que essa prática pode provocar danos aos dentes.

“Considerando que o tártaro geralmente se deposita próximo à gengiva, uma pessoa não treinada pode acabar machucando essa gengiva na tentativa de remover o tártaro. Além disso, a utilização de instrumentos incorretos pode gerar ranhuras na estrutura dental, favorecendo a adesão de mais tártaro”, alerta Matson.

 

O que o tártaro pode causar?

 

 

 

 

Os especialistas apontam que, quando não tratado, o tártaro pode favorecer gengivite, periodontite, cáries, mau hálito, dentes manchados, perda dentária e até mesmo problemas cardíacas e respiratórios.

“Sua presença leva à sangramentos da gengiva (primeiro sinal de complicação) que evoluem para a perda de osso que sustenta os dentes, levando ao amolecimento dos dentes e, por final, sua perda”, conta o consultor científico.

 

Prevenção

 

 

 

 

Uma vez que o tártaro é formado pela calcificação da placa bacteriana, a melhor maneira de preveni-lo é por meio de uma higiene bucal correta. Também é indicado passar regularmente em consultas odontológicas.

De acordo com Mauricio, o ideal é fazer a escovação de duas a três vezes ao dia, utilizando, além da escova e da pasta de dente, o fio dental e a escova interdental.

“Para uma escova dental ter uma maciez adequada que evite problemas às gengivas, ela precisa ter de 5.000 a 12.000 cerdas fabricadas com materiais mais delicados do que o nylon convencional. Também não posso deixar de recomendar o uso de cremes dentais pouco abrasivos e que não possuam o Lauril Sulfato de Sódio, uma substância que provoca irritação”, conclui ele.

 

 

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do nosso site. Assine grátis nossa newsletter. Você poderá cancelar essa assinatura a qualquer momento.

Quem somos

Somos profissionais apaixonados pela Odontologia e temos como objetivo levar aos nossos pacientes um tratamento de alto nível científico, técnico e ético, sempre respeitando os limites da ciência e as limitações individuais de cada caso.

Veja mais.

O que fazemos

Atuamos em praticamente todas as áreas da odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sempre com muito respeito aos nossos pacientes. Estaremos ao seu lado no caminho da conquista e manutenção de um sorriso harmonioso e bonito.

 

Onde estamos

Endereço
Rua Helena,260 conj. 11
Telefone
(11) 3758-2571
(11) 9.6476-0830 WhatsApp