Clareamento Dental - Vamos clarear?

Dentes amarelados ou manchados são comuns. Mas na maior parte dos casos esse problema pode ser solucionado com modernas técnicas de clareamento dental.

Entre as causas que afetam a cor dos dentes figuram determinados tipos de alimentos, bebidas, fumo, remédios, algumas doenças e efeitos causados pela passagem do tempo. Atualmente, diversas técnicas e agentes clareadores são recursos eficazes na busca de um sorriso mais branco e radiante.

De acordo com as últimas pesquisas científicas, o clareamento é seguro e não danifica dentes, gengivas, nem as restaurações existentes. O único perigo é cair em receitas milagrosas ou nas mãos de profissionais não habilitados para esse procedimento. O tratamento deve ser sempre realizado ou orientado por um cirurgião dentista, lembrando ainda que crianças, gestantes ou lactantes não devem fazer uso de agentes clareadores.

Antes de tudo, é necessário um exame clínico para verificar se esse procedimento está indicado para o seu caso. Existem fatores, por exemplo, que podem impedir a ação dos clareadores: problemas como raízes expostas, cáries ou dentes sujos devem ser identificados e corrigidos antes do início do tratamento. Dentes restaurados com coroas de porcelana não podem ser clareados.

O tratamento pode demorar mais ou menos tempo, dependendo da causa ou do grau das manchas. Mas geralmente, o efeitos se tornam visível após as primeiras aplicações. Manchas decorrentes de medicação ou de doenças podem exigir um tratamento mais prolongado, que pode levar até alguns meses. Durante o tratamento, podem ocorrer aumento de sensibilidade dos dentes e irritação da gengiva. É possível  evitar ou amenizar esses efeitos colaterais evitando frutas cítricas e bebidas ácidas durante esse período.

Como funciona o agente clareador? O produto atravessa o esmalte, a camada superficial do dente, até atingir a dentina. O clareador, então, faz com que esses pigmentos desbotem, devolvendo a brancura tão desejada aos dentes. Na clínica, realizamos a primeira consulta e depois o paciente leva um kit com os produtos necessários para continuar o tratamento em casa. Não utilizamos laser, led ou qualquer outro tipo de ativador, uma vez que a eficiência desses recursos ainda não foi comprovada.

De qual cor anda o seu sorriso? Lembre-se: seu sorriso é o seu cartão de visitas. Quanto mais branco e bonito, melhor.