Periodontia - De olho na saúde bucal

As doenças periodontais são as principais responsáveis pela perda dos dentes, além de causar dor e desconforto. E são mais comuns do que se imagina: atingem 75% da população maior de 25 anos.

Trata-se de uma infecção bacteriana que afeta as gengivas, o osso e os ligamentos. Se você apresenta sangramento ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental, possui gengivas avermelhadas ou retraídas, dentes moles ou mau hálito, procure um periodontista.

Além de causar desconforto, evidências recentes sugerem que as periodondites estão relacionadas a certas doenças sistêmicas, como problemas cardíacos e respiratórios, questões de fertilidade masculina e feminina, febre reumática, entre outras. Em alguns casos, pode ser a razão de partos prematuros, gerando crianças de baixo peso. Também está sendo estudada a associação das doenças periodontais com outros problemas graves como osteoporose e derrame cerebral (AVC).

A prevenção e o tratamento dessas doenças, portanto, são urgentes para a manutenção da saúde bucal, evitando que a saúde do paciente como um todo seja comprometida. Visitas regulares ao dentista são essenciais para a prevenção e têm o seu intervalo definido de acordo com o tipo de paciente. Normalmente as sessões de controle e manutenção são realizadas com três a seis meses de intervalo entre cada atendimento.

É preciso estar sempre atento à higiene bucal, ou seja, a correta escovação, o uso do fio dental, além de outros recursos auxiliares de limpeza como a utilização de escovas especiais o controle químico da placa bacteriana. Para saber mais sobre o assunto recomendamos a leitura do livro "Doença Periodontal", do Prof. Dr. José Hildebrando Todescan. Cheque sua saúde bucal regularmente e fique atento aos sinais de periodontite. Seu sorriso agradece.